Dados

Atualmente o município de Fernandópolis possui uma área territorial de 550 km², população de 64.696 habitantes, com densidade demográfica de 117,63 habitantes por km². Seu grau de urbanização é superior a 96,94%, fato ligado ao grande desenvolvimento dos setores do comércio e serviços.

O setor de serviços representa 67,69% da riqueza gerada no Município. A indústria responde por 29,35% e o setor de agropecuária, cerca de 2,97%.

Fernandópolis é uma cidade economicamente agrícola, comercial e industrial. Dos estabelecimentos econômicos, 44% pertencem ao setor comercial, 27% estão no setor de serviços e 5% no setor industrial. Porém, o setor de serviços é responsável pelo maior número de empregos formais, isto é, 39% do número de vagas. Apesar da importância da indústria e comércio na economia regional, a agropecuária ainda é a principal fonte de dinamismo econômico.

A renda que movimenta o setor de comércio e serviços do município é proveniente da agricultura do município de Fernandópolis. A produção agrícola do município e região está concentrada em culturas temporárias, com amplo destaque para o cultivo da cana-de-açúcar, representando cerca de 44% do total da área cultivada. Dentre as culturas permanentes, a laranja e outros citros são responsáveis pela maior parte do valor gerado. É também de grande importância para a região a bovinocultura de corte e leite, atividades que atingiram conjuntamente mais de 23% do total do valor da produção agropecuária.

Formação Administrativa

1-Decreto-Lei nº 12.886 de 24 de agosto de 1941: cria a 3ª Zona Distrital de Monteiro, sediada no povoado de Brasilândia. A instalação foi em 1943.

2-Decreto-Lei nº 14.334, de 30 de novembro de 1944: cria o distrito e município de Fernandópolis, desmembrado do município de Tanabi e com sede na Vila Pereira. A instalação se dá em 1º de janeiro de 1945. Sua área foi composta por terras desmembradas dos municípios de Tanabi e Pereira Barreto.

3- Lei nº 1940 de 03/12/52- cria a comarca de Fernandópolis, instalada em 25/05/1953.

A comarca na época de sua criação tinha a seguinte jurisdição:

Municípios: Fernandópolis- sede, Estrela d´Oeste, Indiaporã

Distritos: Pedranópolis, Macedônia, Guarani D´Oeste, Meridiano

Povoados: Santa Izabel, Dulcelina, Conde Prates, Ouroeste, Arabá, Santo Antonio

Atualmente, a Comarca é formada por Fernandópolis (sede), Macedônia, Meridiano, Ouroeste, Guarani D´Oeste e Indiaporã.